TORTA DE AMEIXAS COM FRANGIPANE

 

Ingredientes:

1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1/2 xícara de manteiga gelada cortada em cubinhos
3 ou 4 colheres de sopa de água gelada

INGREDIENTES DO FRANGIPANE
1 e 1/4 xícaras [185g] de farinha de amêndoas
3/4 de xícara mais uma colher de sopa [185g] de manteiga sem sal em temp. ambiente
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
2 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 colheres de sopa de licor de nozes [Frangelico]
8 ameixas frescas em fatias finas.

Modo de preparo:

Misture a farinha, o sal e o açúcar. Adicione a manteiga picada e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Adicione a água e amasse rapidamente. Abra a massa sobre o fundo e as laterais de uma fôrma baixa de tortas de 22cm de diâmetro. Faça furos na massa com um garfo e reserve no freezer.

MODO DE PREPARO DO FRANGIPANE
Misture, na tigela da batedeira, a manteiga, a farinha de amêndoas e o açúcar e bata até ficar homogêneo. Adicione a farinha de trigo e misture com uma espátula. Adicione os ovos, um a um, batendo bem depois de cada adição e não esquecendo de raspar as laterais da tigela. Adicione a baunilha e o Frangelico, misture e reserve.

MONTAGEM
Preaqueça o forno a 170 graus. Retire a base da torta do freezer. Cubra a massa com o frangipane, tomando cuidado para que o creme não chegue à altura da borda da massa [vai sobrar um pouco do recheio, que pode ser congelado ou usado em tortinhas individuais].
Organize as fatias de ameixa levemente enfiadas no recheio, na forma de círculos concêntricos, começando pelas bordas e dobrando as fatias para formar o centro. Leve ao forno por mais ou menos uma hora, até que o recheio inche e doure, e a massa fique dourada também. Retire do forno, deixe esfriar por meia hora e só então corte as fatias com cuidado, para não desarranjar as ameixas.

Valor nutricional

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário