Por que devemos comer de 3/3 horas?

Sempre nos momentos de atendimento, uma das coisas que eu mais cobro dos meus pacientes, é que os mesmo não fiquem em jejum por mais do que 3 horas.
REFLEXÃO: Se você não esta plugado em uma fonte alimentadora de energia, não possuí bateria e muito menos tanque de combustível? De onde imagina que vêm à energia que os mantêm vivos?
Simples, para que o nosso organismo continue trabalhando e se renovando diariamente, necessita de energia, afinal somos seres vivos e passamos por mudanças constantes internamente via metabolismo.
Partindo desse princípio estimulo sempre que possível a oferta continua de energia, ou seja, oriento para que se alimentem de 3/3 horas, só assim irão manter o sistema funcionando sem carências, aceleram a queima de gorduras e ainda impedem o pico de fome entre as principais refeições.
Mas não podemos esquecer de que precisamos dos alimentos corretos, pois frente à busca de lanches mais práticos em virtude de pouco tempo à preparar algo mais natural, o que nos resta na maioria das vezes são lanches industrializados, ricos em aditivos químicos, sódio, açúcares, gorduras trans, além de muitas calorias.
Um Estudo publicado no periódico científico norte-americano Journal of Nutrition revela que ¼ das calorias que consumimos diariamente vêm dos lanchinhos intermediários que ocorrem entre as principais refeições (almoço e jantar) – número que aumentou 41% nos últimos 20 anos. Isso provavelmente se deve porque os lanches ficaram não apenas mais populares, mas também mais calóricos.
Pensando nisso, vale salientar que não basta apenas inserir lanches intermediários para a quebra do jejum, mas sim escolher lanches mais saudáveis e menos calóricos também.

O ideal é compor esses lanches com um carboidrato (como as torradas e os pães integrais ou uma fruta), uma proteína (presente no queijo, no peito de peru e nos iogurtes magros, por exemplo) e gorduras boas (encontrada nas sementes oleaginosas).
Esses alimentos têm bom valor nutricional e evitam os picos glicêmicos, que atrapalham o emagrecimento.

Dicas de lanches rápidos de 80 a 100 calorias

1 barrinha de cereais
½ pêssego em calda escorrido com três colheres (sopa) de iogurte natural desnatado
1 xícara (chá) de morangos batidos com iogurte natural desnatado e adoçante
8 damascos secos
2 torradinhas integrais com geléia diet
1 polenguinho light
1 cookie integral com passas
1 banana assada com passas e suco de laranja
2 garrafinhas de água-de-coco
½ papaia recheado com 1 colher de farelo de trigo
1 fatia de pão com requeijão light ou queijo cottage
1 copo de leite desnatado com achocolatado diet
1 colher (sopa) de castanhas

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário