DICAS DE ALIMENTAÇÃO NAS FÉRIAS

Final de ano se aproxima e com ele os preparativos para a tão sonhada viagem de férias, para quem já alcançou o corpo sequinho do verão e quer manter o peso seguem algumas dicas de como se alimentar nas férias.
VALE PRESTAR ATENÇÃO:
• As refeições como café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar devem ser feitas normalmente, em horários programados, é preciso se alimentar bem e de preferência várias vezes ao dia, para evitar picos de fome e ingerir grandes quantidades de uma vez só.
• A alimentação, nesta época do ano, deve ser leve, com muitos líquidos, frutas, de preferência (valor calórico por 100g, as que tenham até 70 calorias para quem quer manter o peso, frutas como: abacaxi, acerola, caju, caqui, damasco, figo, framboesa, goiaba, graviola, jabuticaba, kiwi, laranja, limão, maçã, mamão, manga, melancia, melão, morango, pêssego, tangerina e uva), legumes e verduras, dê preferência às carnes magras, os cereais e as leguminosas também devem marcar presença devido aos seus nutrientes e fibras que colaboram para uma boa digestão.
• Procure beber muito liquido: tais como sucos de frutas, chás, água em especial a água de coco por ser uma ótima opção para hidratar o corpo, pois é a única bebida isotônica natural, é rica em sódio e potássio, possibilitando a recuperação rápida das perdas destes nutrientes pela pele e pela urina, tem poucas calorias 1 copo (240ml) de água de coco tem cerca de 50 kcal.
• Evitar alimentos muito gordurosos.
• Ficar atento com os alimentos vendidos na praia é importante saber onde, quando e como foram preparados e verificar se estão sendo conservados de maneira correta, mas na maioria das vezes estas informações não estão disponíveis, então tentar optar por alimentos nutritivos e saudáveis, por exemplo, os sucos já preparados eles perdem as vitaminas em função do tempo de exposição, prefira frutas in natura e bem conservadas, no caso dos sorvetes além de calóricos possuem a gordura hidrogenada, dê preferência ao picolé de fruta, e ao invés do refrigerante troque pela água de coco.
• Cuidado com alimentos de fácil deterioração, como os derivados de leite, carne e ovos. O tempo quente favorece o desenvolvimento de microrganismos e a comida preparada com antecedência é a incubadora ideal, devido ao calor intenso eles estragam com maior facilidade.
• Os alimentos leves e saudáveis, se bem conservados diminuem ainda mais o risco de contaminações e toxinfecções freqüentes no verão. Sintomas de náuseas, vômitos e diarréia derrubam qualquer um e podem causar desidratação.
• Manter os alimentos refrigerados. Somente retirar do refrigerador os alimentos nas quantidades que for realmente consumir e evite deixar alimentos após o preparo fora da geladeira;
• Evite alimentos de fácil contaminação como ovo, maionese e molhos, que são freqüentemente expostos em ambiente que não o refrigerado;
• Na praia, o cuidado deve ser o mesmo, evite queijos, camarão, pastel e sanduíches com maionese que costumam ficar muito tempo fora do ambiente de refrigeração, e de preferência prepare seu lanche e leve em caixa térmica;
• Medidas simples, como lavar bem as mãos, utensílios e a bancada da cozinha, antes e depois de preparar cada alimento, evitam muitos problemas;
• Prestar atenção nos ambientes fora de casa que fizer refeição como: restaurantes, lanchonetes se estão limpos e adequados para manipulação dos alimentos.

Com essas medidas você cuida do seu corpo para o verão e aproveita tudo de melhor que a estação pode oferecer.

Aproveite as férias!!!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário