BENEFÍCIOS DAS BERRIES

As Berries ou frutos do bosque como são conhecidas, além de saborosas e lindas são frutas riquíssimas em antioxidantes. Elas possuem elevados níveis de polifenóis, que numa ação sinérgica entre estes compostos e outros fitoquímicos presente nos mesmo fruto ajudam a minimizar os estragos provocados pelo estresse oxidativo.

Os antioxidantes são substâncias que protegem as nossas células dos efeitos nocivos provocados pelos radicais livres. Sempre que ocorre um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e os antioxidantes, esse fenômeno é conhecido como estresse oxidativo.

Os radicais livres são originados não só de processos endógenos, mas também por muitos fatores exógenos como: poluição, através do fumo, ingestão de bebidas alcoólicas ou mesmo uma nutrição desequilibrada, considerando que o excesso de radicais livres no organismo é combatido por antioxidantes, os alimentos ricos nessas substâncias não podem faltar na dieta.

Conheça as berries e seus benefícios:

Blueberry (mirtilo)

mirtilo é um pequeno fruto delicioso de cor azul púrpura. Rico em fibras (pectina) é considerado o fruto que mais contêm substância antioxidante (bio-flavonóide) e sais minerais (zinco, ferro, potássio e magnésio).

De acordo com o Pennington Biomedical Research Center da Louisiana State University, O consumo diário de mirtilo pode ajudar a prevenir diabetes tipo II.
Em um estudo publicado no The Journal of Nutrition, os pesquisadores relataram que blueberries estavam envolvidos no aumento da sensibilidade à insulina, um fator chave na prevenção do diabetes tipo 2.
A Rutgers University Blueberry Centro de Pesquisa de Cranberry descobriram que ambos os mirtilos e cranberries contêm antocianinas, um composto que impede o acúmulo de bactérias que causa infecções do trato urinário.

Novos estudos e pesquisas efetuadas por laboratórios credenciados nos Estados Unidos revelaram que os mirtilos podem baixar o nível do mau colesterol.

Raspberry (Framboesa)

A cetona de Framboesa (Raspberry) é um composto fenólico responsável pelo aroma das framboesas vermelhas, é muito utilizado nas dietas de emagrecimento, através de fórmulas manipuladas.

As substâncias foram reconhecidas pela FDA desde 1965 e funcionam através da regulação do hormônio do tecido adiposo conhecido por adiponectina, atuando como um potente termogênico que auxilia na perda de peso.

E importante utilizar as cetonas de framboesa em conjunto com uma dieta saudável e a prática de exercício regular, porque ao fazê-lo irá ajudar o seu corpo queimar os depósitos de gordura.

A dose recomendada de cetonas de framboesa por dia é de 100 mg.

E possível obter estes compostos através de fontes naturais, mas seria necessário comer mais de 40 quilos de framboesas frescas para obter a dose recomendada.

Cranberry (oxicoco)

Fruta nativa dos Estados unidos e cultivada no Canadá e no Chile, rica em propriedades antioxidantes. A substância ativa do Cranberry é a proantocianidina (PAC), Esta substância, além de impedir que as bactérias fiquem aderidas no epitélio (revestimento mucoso) do trato urinário, tem efeito antioxidante, semelhante ao dos flavonóides.

Há hipóteses de que a fruta pode ter efeito antienvelhecimento, diminuir a probabilidade de doenças cardiovasculares e até prevenir o câncer.

No Brasil, o suco de cranberry é comercializado desde 2007 pela empresa Juxx.  O suco Juxx de cranberry foi o primeiro a receber a chancela da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que afere sua qualidade e propriedades fitoterápicas. O suco Juxx de cranberry é feito a partir do concentrado da fruta que vem congelado do Chile.

Açaí ( ou Açai Berry)

O açaí é um das frutas com maior valor calórico. Sua polpa pode ultrapassar às 200 calorias em apenas 100g, enquanto, por exemplo 100g de morango, não ultrapassa às 50 calorias.

A gordura presente no açaí traz benefícios que podem ser comparados aos do azeite de oliva, podendo ter contribuição para baixar o colesterol ruim e melhorar a função intestinal.

Muito utilizado pelos praticantes de atividade física, ele deve ser consumido no pós-treino. Para aumentar o teor de energia depois da atividade física, o açaí pode ser associado à tapioca, guaraná, banana, morango e outras frutas, que além de fornecer valor energético,  aumentará o nível de antioxidante, o que eliminará mais facilmente os radicais livres produzidos durante a prática física.
A alta prevalência destes compostos presentes no açaí, especialmente os flavonóides (antocianinas), o caracterizam como alimento funcional, visto sua capacidade de captar radicais livres (atividade antioxidante), retardar o envelhecimento precoce e efeitos na prevenção de patologias cardiovasculares, circulatórias, cancerígenas, Diabetes Mellitus e até Mal de Alzheimer.

Goji Berry

Consumida pelos orientais há milhares de anos, o goji berry ainda é novidade no país, mas vem conquistando cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros. Originária do sul da Ásia – China, Tibete e Índia -, a fruta é a sensação do momento nas dietas e destaca-se também por suas propriedades benéficas à saúde.

Rica em variedade de aminoácidos (18 diferentes, entre os quais 8 essenciais ao corpo humano), vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e polissacarídeos, o goji berry agrada à primeira vista por ser pouco calórica. Uma colher de sopa da fruta possui cerca de 50 calorias. Contudo, seus benefícios vão muito além da balança.

A alta concentração de vitamina C é um dos atrativos da fruta chinesa, como comprovado no trabalho publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Cada 100 gramas da fruta contêm 2 gramas de vitamina C. Já 100 gramas, ou uma xícara de chá, da versão seca contém 2500 miligramas da vitamina, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja. Além disso, ela também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6.

A frutinha goji é reverenciada como uma fruta potencialmente afrodisíaca em toda medicina asiática. Estudos modernos e científicos apontam que o goji comprovadamente aumenta a testosterona no sangue e, portanto aumenta a libido tanto no homem como na mulher.

Podem ser consumidas secas, em vitaminas, chás, quando hidratadas pode ser usada como base para qualquer receita culinária. Dosagem: 15 a 45g diárias.

Romã

Fruta rica em vitamina A, responsável para manter a pele bonita e saudável, além de manter a saúde da visão. Essa fruta apesar de ser muito estudada em mais de 100 países do mundo, no Brasil é muito pouco conhecida e consumida.

Segundo os pesquisadores, a romã é uma fruta rica em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6) que auxiliam a circulação, aumentam a resistência às infecções, previnem o estresse, contêm ferro e cálcio, além de oxidantes que combatem o mau colesterol.

Por ter uma alta concentração de vitamina C, ajuda na luta contra a gripe e os sintomas do resfriado.

A romã possui uma capacidade antioxidante três vezes maior do que o chá-verde, segundo pesquisa da Universidade de Baroda, na Índia: uma arma contra o envelhecimento precoce.

O consumo do suco de romã espanta as dores musculares causadas pela prática de exercícios físicos. Entre os homens o benefício foi a diminuição de 25% nas dores corporais.

Dra Telma Waki

CRN 2165/MT

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário