PTS – PROTEINA TEXTURIZADA DE SOJA ou CARNE DE SOJA

Apesar da diferença dos nomes, trata-se do mesmo produto conhecido popularmente como “carne de soja” ou “carne vegetal”. Ao contrário do que muita gente acredita a carne de soja não possui sabor forte, pois é um alimento neutro que absorve o sabor de temperos e acompanhamentos, ou seja, o segredo de um delicioso prato com carne de soja está na maneira de prepará-lo e nos ingredientes utilizados.

A utilização da PTS em indústrias entra como substituto parcial das carnes de animais e como fonte de proteínas para produtos vegetarianos. É possível se conseguir importantes reduções de custo com a utilização da PTS (entre 20 à 50% dependendo de sua utilização). A PTS é um produto de fácil digestão, sem colesterol, rico em proteínas e fibras, portanto possui propriedades nutricionais e funcionais interessantes que completam seu produto ou sua dieta.

Existem no mercado diferentes tipos:
Média ou miúda – Pedacinhos granulados com cerca de meio centímetro e formato irregular, como se fossem moídos. Ideal para sopas, molhos, quibes, hambúrguer, almôndegas e recheios em geral.

Grande – Pedaços de cerca de 2 cm e de formato oval. Ideal para sopas, curry com legumes, refogados, estrogonofe e assados.

Graúda ou grossa – Pedaços maiores, com cerca de 4 cm cada e formato irregular. Ideal para: assados, espetinhos, cozida ou frita.

Como é encontrada apenas seca, a carne de soja precisa ser hidratada durante o preparo.

Veja como se faz:
Coloque a PTS em uma vasilha e cobra com 3 dedos de sobra de água. Caso queira acelerar a hidratação, utilize água morna.

Após 10 à 15 minutos, Confira se a textura da PTS é a de uma esponja. Se ela estiver macia, é sinal de que está pronta. Escorra e retire o excesso de água espremendo-a com a mão.

Adicione seus temperos e misture até completa absorção.

Sua PTS está pronta para ser misturada à outras carnes ou para ser adicionada em suas receitas. Pode ser refogada, misturada ou adicionada no momento que achar ideal com os outros ingredientes.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 17 =