FIM DE ANO SEM COLOCAR O PROJETO VERÃO A PERDER?? CALMA ISSO É POSSÍVEL…

Em véspera de festas é sempre um desespero, o consultório fica sempre cheio com pessoas em busca de ajuda profissional para manter o ponteiro da balança em ritmo de queda mesmo frente a tantas comemorações.

O problema é que todos querem participar das festividades sem pagar o ônus das escapadelas. Bem, como eu sempre costumo dizer, não existe “magia” ou “maldição”, mas é possível sim, com algumas estratégias, aproveitar o período festivo sem exageros e com bom senso para continuar o ano bem e com saúde.

Vou deixar algumas dicas para driblarmos as comemorações sem comprometer o shape do verão.

NÃO PULE REFEIÇÕES
O jejum prolongado continua sendo o inimigo número 1 de qualquer dieta, portanto, procure manter os horários das refeições, siga o dia comendo de 3/3 horas e bebendo em média 2 litros de água.

Outra dica é comer devagar. O seu cérebro leva em média 20 minutos para receber a mensagem que está satisfeito, então: sente-se, coma devagar, mastigue bem, tire o foco da mesa do Buffet e aproveite para se confraternizar com os seus amigos e familiares.

PROCURE FAZER TROCAS INTELIGENTES
É importante aprender um pouco sobre o valor calórico dos alimentos. Hoje em dia, como todos estão em busca de um culto ao corpo, diariamente surge novas receitas de alimentos com propostas de menos calorias sem comprometer o sabor, por isso, deve-se evitar os alimentos calóricos e sem nenhum atributo nutritivo, entre eles as frituras, os doces, o refrigerante, bem como alimentos que possuam na composição alto teor de gordura e sódio, afinal, não podemos esquecer que a questão não é apenas manter o peso, mas sim a saúde de um modo geral.

APOSTE EM UMA CEIA SAUDÁVEL
Entre em um acordo familiar para o preparo de uma ceia mais saudável, evitando os excessos com carnes muito gordurosas e alimentos calóricos. Inclua os assados e ingredientes na versão light para reduzir o valor calórico dos pratos, assim, a magia do natal continuará em alta e seu plano alimentar não irá por água abaixo.
Escolha frutas frescas, castanhas, e frutas secas para os petiscos de entrada, tomando cuidado com o tamanho das porções das castanhas, pois são muito calóricas – em média 600 cal cada 100g. Aproveite que as especiarias se tornaram o carro chefe das ceias e abuse dos temperos, como o limão, vinagre, azeite extra-virgem, gengibre, pimenta e açafrão.
EVITE AS BEBIDAS ALCÓOLICAS
Se estiver em um plano de dieta, evite as bebidas alcoólicas, já que são altamente calóricas – cada 1g de álcool tem em média 07 calorias (vazias). Se for incluir, intercale sempre com água ou sucos com bastante gelo. Fique alerta com os coquetéis, pois costumam ser preparados com açúcar, leite condensado, licor e álcool.

TIRE O FOCO DA COMIDA
Eu concordo que a mesa da ceia de fim de ano é quase um convite para o pecado, mas respire fundo, lembre-se de seu objetivo e mantenha a meta na perda de peso. Não faça da comida a única atração da noite. Aproveite a oportunidade que a família está reunida para celebrar as tradições. Mantenha isso em foco e você não precisará se preocupar com a balança!

BOAS FESTAS!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 4 =