DICAS DE COMO DORMIR MELHOR E TRATAR A INSONIA

Se a hora mais esperada para alguns pacientes é a de dormir, para outros é uma verdadeira tortura, pois sofrem com a perda do sono. Estudos indicam que em cada dez pessoas, quatro não dormem bem ou não conseguem ter uma noite de sono completa.

A insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas, mas o fato triste é que ela contribui com o aumento do nível de estresse, risco cardíaco e de quebra engorda. Ela se caracteriza pela incapacidade de conciliar o sono e pode manifestar-se em seu período inicial, intermediário ou final.

A insônia é comum e atinge pessoas de todas as idades. A alimentação pode tanto prevenir os sintomas quanto ajudar no tratamento deste mal.

O consumo diário de alimentos para insônia constitui um bom tratamento natural para conseguir dormir melhor. Da mesma forma que existem alimentos que servem como estimulantes e que devem ser evitados por quem sofre de insônia tipo: a cafeína, coca-cola, álcool que causam agitação e por isso deve ser evitado, também existem alimentos que ajudam a melhorar o quadro, portanto, tudo aquilo que você come diariamente está diretamente relacionado com a sua saúde, estados de espírito e pensamentos.

Abaixo segue algumas dicas que podem auxiliar você a ter uma noite de sono tranquila:

1. Procure manter horários regulares para deitar e acordar. Essa prática ajuda a manter uma regularidade do ritmo biológico.
2. Mantenha a tranqüilidade do local onde você dorme, evitando utilizá-lo para outras atividades como estudar, assistir a TV, jogar videogame, etc.
3. Se for ler algum livro ou assistir a um filme antes de dormir, evite os que possuem conteúdo estimulante (suspense ou terror).
4. Os sons, a luminosidade e a temperatura podem interferir na qualidade do sono. O corpo humano precisa de uma temperatura agradável e de um ambiente silencioso com o mínimo de iluminação para um bom sono.
5. Não vá dormir com fome ou alimentado em excesso, pois refeições pesadas podem causar grande desconforto, assim como a sensação de estomago ‘vazio’.
6. À noite, evite tomar café, chá preto, e bebidas do tipo cola ou guaraná.
7. Evite o consumo de bebidas alcoólicas à noite. Embora elas pareçam induzir o sono, a qualidade do mesmo não é satisfatória. Alguns pacientes podem sentir uma piora dos sintomas de depressão no dia seguinte.
8. Evite fumar à noite, já que a nicotina pode ter efeito excitante.
9. Durma apenas o tempo suficiente para sentir-se bem. Ficar na cama mais do que o necessário pode prejudicar o sono da noite seguinte.
10. Evite “brigar” com a cama. Se tentar e não conseguir dormir, levante e tente fazer algo enfadonho ou repetitivo, como ler um livro cansativo. Ouvir uma música suave pode ajudar.

Advertência
Insônia crônica requer avaliação profissional. É indispensável descobrir o que está causando essa dificuldade para dormir, pois a ausência do sono reparador pode prejudicar a saúde física e mental dos indivíduos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 15 =