BENEFÍCIOS DAS SEMENTES OLEAGINOSAS

Vamos aproveitar e saber um pouco mais das nozes, já que nesse período elas começam a frequentar a nossa mesa, a má notícia é que devemos comer com cautela já que se trata de Sementes oleaginosas.

Todas as sementes oleaginosas são calóricas, mas são fundamentais para a dieta desde que consumidas com moderação – 100g delas chegam a ter 698 calorias.

A boa notícia é que alem de serem ótimas fontes de proteína de origem vegetal, são ricas em fibras, fitonutrientes e antioxidantes: como a vitamina E, selênio e ômega-3. Muitas pesquisas têm demonstrado que essas sementes ajudam a diminuir o risco de muitas doenças, entre elas Alzheimer, câncer e doenças cardiovasculares.

Uma pesquisa recente que relevou que as nozes são capazes de prevenir e combater tumores, até mesmo em estágio mais avançado. Os nutrientes das nozes – gorduras boas, caso do ômega-3, aminoácidos e algumas vitaminas, como a E – são responsáveis por benefícios como o controle da pressão arterial, a redução da taxa do colesterol ruim, o LDL, e até a cicatrização. Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Marshall, nos Estados Unidos, comprovaram que um novo benefício deve ser acrescentado à esta lista: a prevenção do câncer de mama, tipo mais frequente entre as mulheres. O trabalho foi realizado com dois grupos de roedores. Um deles recebeu o que, para nós, equivaleria a 56 gramas – inclusive durante a gestação, através da alimentação da mãe – e o outro nem um pedaço sequer de nozes. Para os que tiveram os pratos salpicados com o alimento, o risco de desenvolver a doença caiu pela metade. E mais: os especialistas verificaram que, entre os que apresentaram esse câncer, o número e o tamanho dos tumores eram menores. Até mesmo a inclusão da oleaginosa na dieta após o diagnóstico da doença se mostrou uma estratégia bem-sucedida: as nozes brecaram a velocidade do crescimento do aglomerado de células malignas.

De acordo com o Health Guide, da faculdade de Medicina de Harvard, o ideal é ingerir de maneira moderada nozes mistas, de preferência cruas e sem sal para fornecer melhor variedade de nutrientes e antioxidantes. Uma dose adequada seria, por exemplo: 1 Castanha do Pará + 1 Noz + 3 Amêndoas + 2 Castanhas de Caju. Resultando em aproximadamente 100 calorias – valor equivalente à um lanche. Um mix dessas oleaginosas no horário correto e na porção recomendada só lhe trará benefícios.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 3 =