10 ERROS QUE NÃO DEVEMOS COMETER NA EDUCAÇÃO ALIMENTAR DA CRIANÇA

É na infância que os pais devem estar atentos na formação de bons hábitos alimentares, pois, crianças que aprendem a se alimentar corretamente serão adultos saudáveis. Segue abaixo 10 dicas  da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) para facilitar a Educação alimentar da criança:

1. Dizer Sempre Sim: A criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. Ensine a criança a escolher um dia da semana para degustar uma guloseima.

2. Lanches Fora de Hora: o ideal são 6 refeições diárias e evitar as beliscadas fora desses horários.

3. NUNCA oferecer Comida Como Recompensa: “Coma toda a sopa para ganhar a sobremesa”, com isso passa a idéia de que tomar sopa não é bom e que a sobremesa é que é o máximo.

4. Evite ameaçar – Castigos para quem não cumpre o combinado, nem sempre funciona: “Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso somente vai aumentar o ódio que a criança nutri por saladas.

5. Brincadeiras na Mesa: Hora de comer é hora de seriedade, evitar fazer aviãozinho. Muito mimo é sinônimo de muita manha.

6. Ceder ao Primeiro Não Gosto Disso: a criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Por isso deve-se ofertar varias vezes o mesmo alimento porem em diversas preparações.

7. Substituir Refeições: Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.

8. Tornar a Ida a Uma Lanchonete, Um “Evento”: A comida de casa fica sem atrativo.

9. Servir Sempre a Mesma Comida: A criança só toma iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar faltar nutrientes e fibras.

10. Dar o Exemplo: Não adianta mandar a criança tomar sucos se os adultos na casa beberem refrigerantes.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − dez =